[#19] Do mar para a nuvem: vivendo a cultura remota da Jaya
- Sol Soares
- 27 de out. de 2024
- 5 min de leitura

Desde criança, o mar sempre fez parte de quem eu sou. Cresci numa cidade litorânea, onde minhas melhores memórias envolvem a praia — mergulhos noturnos sob a lua cheia, dias ensolarados lendo um livro à beira-mar, ou momentos felizes com minha família e amigos. Sempre senti que o mar me energiza, e por muito tempo, o sonho de viver perto dele parecia incompatível com minha carreira na tecnologia.
Quando me mudei para São Paulo para buscar oportunidades profissionais, tive que deixar essa parte essencial de mim para trás. Mas meu sonho permaneceu: trabalhar remotamente, com a liberdade de estar onde me sinto mais viva. Hoje, na Jaya Tech, uma consultoria de tecnologia 100% remota, finalmente encontrei um lugar onde esse sonho se alinha à realidade — e não só para mim, mas para todos que buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Lembro com clareza da felicidade que senti ao iniciar na Jaya. Era como se o que sempre imaginei sobre o trabalho ideal estivesse se concretizando diante de mim — foi surreal! A conexão com os valores compartilhados, a visão de mundo, a importância dada ao autoconhecimento, à construção de relações saudáveis e ao desenvolvimento contínuo. O que torna essa vivência dentro da Jaya ainda mais especial é o foco no desenvolvimento individual de cada pessoa, entendendo que cada jornada é única, algo refletido em nosso valor “Desenvolva sua próxima versão.”
Com o tempo, uma questão me despertou grande curiosidade: como é possível cultivar uma cultura tão forte, inclusiva e conectada com todas as pessoas trabalhando de forma remota? A resposta veio das interações diárias, especialmente nas conversas individuais — os famosos one-on-ones. Uma das perguntas mais comuns de quem chega à Jaya é: “O que a Jaya espera de mim?” A resposta é simples: “Que você viva os nossos valores.”
Valores compartilhados e (realmente) vivenciados
Na Jaya, temos quatro valores centrais, que não estão apenas no papel — eles são praticados diariamente. São eles:
1. Ame o seu dia
Este valor é um convite para cultivar bem-estar, equilíbrio e motivação no seu cotidiano. "Amar o seu dia" significa fazer o que te traz alegria, ter tempo de qualidade com as pessoas que ama e enxergar o trabalho como uma fonte de realização e criatividade, não como um peso. Trata-se de buscar harmonia entre os desafios profissionais e as coisas que te inspiram, criando uma rotina que nutra tanto a sua vida pessoal quanto a profissional. Não é sobre estar bem sempre, é sobre encarar os desafios com leveza e como oportunidades para ser uma pessoa melhor.
Perguntas para reflexão:
Como está sua rotina de trabalho? Você tem tempo e energia para fazer as coisas que gosta e estar com as pessoas que ama?
O que você poderia mudar na sua rotina para aumentar seu bem-estar?
O trabalho tem sido uma fonte de realização para você ou algo que só gera estresse?
2. Desenvolva a sua próxima versão
Este valor é um convite para sair da sua zona de conforto e buscar o desenvolvimento contínuo. "Desenvolver a SUA próxima versão" significa se conhecer profundamente e identificar o próximo passo em sua jornada, sem depender de expectativas externas.
Perguntas para reflexão:
Aonde você quer chegar? Qual seria o seu próximo passo?
Você tem buscado e aproveitado o feedback que recebe?
Os desafios e aprendizados vivenciados no projeto estão alinhados com seus objetivos?
3. Construa relações saudáveis
Construir conexões genuínas e respeitosas com os outros significa valorizar a individualidade de cada pessoa, reconhecendo suas virtudes e honrando suas diferenças. É sobre evitar julgamentos e praticar empatia e escuta ativa.
Perguntas para reflexão:
Como você pode contribuir para melhorar a colaboração dentro do time?
Você tem buscado ouvir as outras pessoas e considerar diferentes pontos de vista?
Há alguém com quem você tenha encontrado dificuldades no relacionamento? O que essa pessoa pode te ensinar?
4. Conecte-se com o impacto
Este valor é um convite para você entender o impacto e o valor por trás de cada entrega. "Conectar-se com o impacto" significa questionar o que está sendo feito, sempre com o propósito de gerar um bem maior. Não fazemos por fazer; fazemos porque aquilo que criamos tem o potencial de melhorar a vida das pessoas. Ser consciente das suas decisões e acreditar no que está sendo desenvolvido vai além do código — é sobre entender a verdadeira diferença que o seu trabalho faz. Isso inclui considerar todas as pessoas envolvidas: os usuários do software, as pessoas desenvolvedoras que darão manutenção, e os impactos gerados tanto para a empresa quanto para o mundo.
Perguntas para reflexão:
Como tem sido seu engajamento nas discussões técnicas com o time?
Qual é o seu nível de motivação em relação aos desafios no projeto?
Você tem consciência do valor por trás das entregas que faz?
O poder das conversas individuais
As conversas individuais são onde realmente cultivamos a conexão e o desenvolvimento das pessoas na Jaya Tech. É nelas que damos atenção personalizada a cada calango (apelido carinhoso para as pessoas que trabalham na Jaya), verificando se estão conseguindo viver os nossos valores, compreendendo seus desafios, suas necessidades e o momento de vida em que estão. Essas interações criam um espaço seguro para troca de ideias e para o crescimento, ao mesmo tempo em que garantem que cada pessoa se sinta acompanhada e valorizada.
Mentoria e coaching
Acompanhamos o desenvolvimento através de ferramentas como a Matriz de Competências (hard skills), Roda da Vida (liderança coach), entre outras. Recentemente, iniciamos um piloto para o Desenvolvimento de Pontos Fortes, baseado na metodologia CliftonStrengths®.
Vivência dos valores
Garantimos que cada pessoa esteja alinhada com nossos valores: se a rotina está equilibrada (Ame seu dia), se há oportunidades para crescer (Desenvolva sua próxima versão) e se as relações com o time estão saudáveis (Construa relações saudáveis). Também incentivamos o questionamento contínuo e o engajamento (Conecte-se com o impacto), para que cada pessoa se sinta parte essencial do que estamos construindo junto com nossos clientes.
Indo além das conversas individuais
Como somos uma consultoria de tecnologia, nossas pessoas desenvolvedoras trabalham diretamente nos projetos dos clientes. Embora mantenhamos conversas individuais recorrentes com todos, esse modelo pode criar uma certa distância em relação à cultura da Jaya. Para minimizar esse distanciamento e garantir que todos se sintam conectados à nossa comunidade, implementamos diversas iniciativas que reforçam nosso senso de pertencimento e bem-estar, mesmo à distância:
All Hands: encontros mensais que alinham todos os calangos às novidades, além de proporcionar uma comunicação aberta e transparente entre líderes e equipe.
Donuts: encontros aleatórios que incentivam as pessoas a conhecerem colegas de diferentes projetos, promovendo a criação de novas conexões sociais.
# jaya-em-movimento: um canal no Slack que incentiva o bem-estar físico, com desafios mensais de atividade física. Quem atinge as metas ganha prêmios, promovendo a saúde de forma divertida e colaborativa.
Workshops: eventos como os workshops de Design e Arquitetura, Liderança e Soft Skills, que impulsionam o crescimento tanto técnico quanto pessoal de todos os participantes.
Conclusão
Durante muito tempo, acreditei que minha busca por um lugar onde pudesse ser eu mesma — e que até celebrasse essa autenticidade — era utópica e desconectada da realidade. Com este texto, quis compartilhar um pouco da minha experiência e mostrar que é possível construir uma cultura sólida e orientada por valores, mesmo que de forma remota. Na Jaya Tech, cada pessoa pode encontrar o equilíbrio entre a vida e o trabalho que sempre sonhou.
Commentaires