top of page

[#18] O que faz uma pessoa atingir a excelência?

  • Foto do escritor: Sol Soares
    Sol Soares
  • 20 de out. de 2024
  • 3 min de leitura
Ourives trabalhando em sua oficina

Quando falamos de crescimento e desenvolvimento, tendemos a focar nas falhas e nas áreas em que precisamos melhorar. Instintivamente, buscamos o que está faltando: habilidades que ainda não dominamos ou conhecimentos que ainda precisamos adquirir.


Os passos para essa abordagem, que parece lógica e simples, seriam:

  1. Identificar as fraquezas;

  2. Desenvolver um plano para corrigi-las.

Tradicionalmente, o desenvolvimento pessoal é visto como um equilíbrio entre manter os pontos fortes e corrigir os pontos fracos.


Contudo, existe uma abordagem alternativa que tem ganhado cada vez mais destaque pelos excelentes resultados alcançados: o Desenvolvimento Baseado nos Pontos Fortes.


Desenvolvimento Baseado nos Pontos Fortes


Essa abordagem muda o foco para o que as pessoas já fazem bem, concentrando-se em aprimorar esses talentos e transformá-los em pontos fortes, ajudando-as a alcançar níveis ainda maiores de produtividade. Os maiores talentos de uma pessoa — a maneira natural como ela pensa, sente e age — representam seu verdadeiro poder e potencial.


Em vez de gastar muita energia corrigindo fraquezas, essa estratégia propõe gerenciá-las, enquanto se investe na maximização dos talentos. Diante de um desafio ou objetivo, o foco muda para identificar seus talentos, aprimorá-los e usá-los de forma intencional para transformá-los em pontos fortes, que serão então utilizados para atingir seus objetivos.


“Pontos Fortes: capacidade de produzir consistentemente um resultado quase perfeito em uma tarefa específica.” - Gallup

Vou te dar um exemplo pessoal.


Ao longo da minha vida, sempre recebi elogios sobre minha habilidade de falar bem em público e, desde cedo, fui convidada para fazer apresentações e representar grupos. Quando digo "desde cedo", não estou exagerando: formatura da pré-escola, apresentações de trabalhos escolares, oradora na formatura da faculdade e reuniões com clientes. No ano passado, após retornar da licença-maternidade e buscando reencontrar meu lugar no mundo, decidi passar pelo processo de Desenvolvimento de Pontos Fortes com uma coach.


Iniciamos o processo com a Avaliação CliftonStrengths®, que ordena os 34 temas de talentos de acordo com meus resultados. Para minha surpresa, minha Comunicação ficou em último lugar (34º lugar).

Segundo a Gallup: As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Comunicação geralmente têm facilidade de traduzir seus pensamentos em palavras. Elas têm boas conversas e são boas apresentadoras.


Dado meu histórico, eu tinha certeza de que Comunicação estaria no topo. Mas, ao longo do processo, descobrimos que as apresentações em que eu tinha tempo para planejar, estudar o material e me organizar eram as melhores. Já as feitas no improviso me deixavam exausta, ansiosa e me faziam sentir que nunca estava dando meu melhor. Ou seja, Comunicação não é algo natural para mim, mas o tema Estudioso (meu 2º lugar) é.


Isso não significa que eu vá parar de fazer apresentações. Pelo contrário, agora sei que preciso de tempo para planejar e montar um bom material antes de qualquer apresentação para ter um bom resultado. Percebe como isso é poderoso?


Ficou curiosa(o) sobre o processo?


Para utilizar a mesma abordagem que eu utilizei você precisa:

  1. Identificar seus talentos realizando a Avaliação CliftonStrengths;

  2. Aprofundar-se no entendimento de seus talentos para utilizá-los intencionalmente com o apoio de um(a) Coach de Pontos Fortes;

  3. Investir tempo na prática, no desenvolvimento de técnicas e na construção de conhecimento.


Assim, diante de um novo desafio ou objetivo, você terá autoconhecimento sobre qual caminho seguir para alcançá-lo. Uma pergunta que passei a fazer sempre é: Quais dos meus talentos podem me ajudar a alcançar este objetivo?


Além de viver na prática os ganhos desse processo, também observo resultados positivos com meus coachees:

  • Uma pessoa que é muito boa em analisar problemas e levantar soluções, mas que pode ficar paralisada na hora de tomar a decisão. Ela percebeu que pode utilizar seus outros talentos de Relacionamento para parear com alguém que possa ajudá-la nesta etapa do processo.

  • Outra, ótima em ter ideias e planejar, mas com dificuldade de tirar as ideias do papel e executar, encontrou uma mentora para ajudá-la a focar nos seus objetivos e executar os passos necessários para chegar lá.

  • E uma outra pessoa, com o talento de Harmonia muito forte, percebeu que sua habilidade em articular conflitos e promover consenso não era "normal" para todos. Assim, passou a participar mais ativamente das discussões do time e a facilitar mais reuniões.


“A correção de pontos fracos evita falhas; construir pontos fortes leva à excelência.” - Gallup

Referências


Comments


sol soares tech people development

CONTATO

Entre em contato pelo e-mail
techpeopledevelopment@gmail.com

REDES SOCIAIS

  • Youtube
  • Medium
  • LinkedIn
bottom of page